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Avaliação da Aprendizagem na Educação Especial do Município de Breves-PA

30 de Abril, 2025 . Dissertações Ilma Fialho de Oliveira

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa na Rede Pública Municipal de Ensino de Breves/Pará, que teve por objetivo evidenciar como os/as professores/as avaliam a aprendizagem de alunos/as Público-Alvo da Educação Especial – PAEE, em classes comuns nos anos iniciais do ensino fundamental desse município, tendo como principal fundamento teórico-metodológico as teses centrais de Lev Semionovich Vigotski acerca da construção da personalidade consciente de pessoas com e sem deficiência, pois está ancorada, no materialismo históricodialético, que tem como compromisso a transformação social à emancipação humana, por meio da superação e da cooperação de práticas sociais. Segundo essa perspectiva teórica, o processo ensino-aprendizagem é trilateralmente ativo: o/a aluno/a é ativo/a, o/a professor/a e o meio existente entre eles/as são ativos, formando uma síntese dialética. Fundamentou-se, ainda, à pesquisa, em documentos pedagógicos oficiais, orientadores à avaliação da aprendizagem na educação especial de Breves. A pesquisa foi de abordagem qualitativa de cunho históricocultural, subsidiada pelo método genético causal. Para alcançar os objetivos propostos, foi dividida em cinco momentos distintos que se completaram, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como técnica de coleta de dados o uso de questionário e, como instrumento de análise as técnicas com base na “Análise de Conteúdo” segundo Bardin (2016). Os resultados da pesquisa apontam que os/as profissionais que atuam na modalidade educação especial no município de Breves, de uma forma geral, possuem uma concepção de avaliação da aprendizagem baseada no “modelo social da deficiência”. No entanto, apresentase, ainda, uma confusão conceitual em relação a concepção de avaliação da aprendizagem com os de instrumentos e metodologias avaliativas. Utilizam-se de critérios avaliativos qualitativos, quantitativos e de tempo. Mas, ainda há a necessidade de acordarem o uso destes de forma colaborativa com os/as alunos/as e suas famílias. São diversos os instrumentos e metodologias avaliativas utilizadas na avaliação da aprendizagem de alunos/as PAEE em classes comuns. Percebeu-se que há uma preocupação em implementar metodologias e mudanças estruturais que beneficiem o processo de ensino-aprendizagem, além da existência de diversas problemáticas relacionadas ao processo ensino-aprendizagem e as metodologias avaliativas, levantadas no “Mini Fórum Municipal de Educação Especial Inclusiva”. Necessita-se de uma melhor articulação no processo ensino-aprendizagem colaborativo entre os/as profissionais/as da educação especial. A rotatividade de professores/as se mostrou como sendo uma das causas das dificuldades que estes/as possuem para avaliar seus/suas alunos/as. Outra problemática diz respeito ao currículo escolar, os/as professores/as relatam que os/as alunos/as não conseguem acompanhá-los/as, pois muitos/as não estão alfabetizados/as e faltam constantemente em virtude da própria deficiência. Evidenciou-se que o CAEE Hallef Pinheiro Vasconcelos, é uma instituição essencial à oferta de formação continuada aos/as professores/as da educação especial e que há uma grande necessidade de formação continuada, em especial, relacionada às diferentes deficiências demandadas nas respostas dos/as profissionais entrevistados/as.

Autor(a)

Ilma Fialho de Oliveira

Orientador(a)

Waldir Ferreira de Abreu

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2021