Skip to main content

Ensino de Filosofia para Crianças no Brasil e as Perspectivas para uma Educação Emancipatória, O

30 de Abril, 2025 . Dissertações Edla Mara Nogueira Vidal

O objetivo desta pesquisa é compreender a influência do Ensino de Filosofia para Crianças no Brasil e a suas possibilidades de promoção para a formação emancipatória. Pois a inserção da educação filosófica na infância busca incentivar uma formação que leve ao pensar crítico e reflexivo, e que possibilite a transformação social. Consideramos a importância da escola nesse desenvolvimento, desde que se crie na sala de aula um espaço favorável ao questionamento, ao diálogo, à crítica e à construção da emancipação. Almejamos situar a proposta a partir da perspectiva de Lipman para o Ensino de Filosofia para Crianças no contexto do pragmatismo de Dewey, suas influências e fundamentos filosóficos; Identificar a influência do Ensino de Filosofia para Crianças de Lipman no Brasil; Analisar o ensino de Filosofia com Crianças no contexto educacional brasileiro como proposta de educação emancipatória, sob os pressupostos teóricos de Paulo Freire e influência de Lipman. Portanto, a pesquisa busca investigar em que medida o ensino de filosofia para crianças no Brasil possibilita uma formação emancipatória. Sustentada a partir de Matthew Lipman, Paulo Freire, Walter Kohan, e demais estudiosos, propondo discutir a proposta em suas delimitações e objetivos, apontando os limites e as possibilidades de outras propostas pedagógicas, ao trazer para a pesquisa uma análise dos aspectos de inserção do programa no contexto do sistema educacional brasileiro. Nosso estudo é qualitativo, de caráter teórico-bibliográfico, desenvolvido a partir da análise sistemática dos filósofos e educadores que se dedicaram a buscar pontos de encontro entre a educação e a filosofia na infância. A técnica empregada para análise do corpus foi um exame interpretativo das obras e autores citados, situando o problema proposto na Filosofia da Educação. Em nossa pesquisa, colocamos a relação entre filosofia e educação como primordial à formação emancipatória, e para que se chegue a esse fim, defendemos que a inserção da filosofia na educação deve iniciar nos primeiros anos escolares. Portanto, o Programa de Filosofia para Crianças busca estímulos para que as habilidades de pensamento existentes sejam ampliadas, e para que se desenvolvam, é fundamental um ambiente coletivo, que valorize as experiências desenvolvidas em comunidade, levando esse estímulo ao espaço educativo, tornando-o propício ao diálogo argumentativo como caminho à investigação. Deve-se ressaltar que da formação filosófica resulta um sujeito sintonizado com a vida democrática, pois pensar o ensino de filosofia nas séries iniciais implica repensar os processos de ensino aprendizagem, bem como compreender as relações destes com a prática educacional e de que maneira tais prerrogativas perpassam os âmbitos da formação humana. Para além, consideramos o ser humano em suas dimensões, sendo-as inerentes à formação educacional, e portanto, presentes na filosofia em sua história, principalmente no que tange a sua função para a sociedade, à formação da consciência e criticidade de um sujeito emancipado e do papel que ocupa em seu meio social. Sendo o ensino de filosofia na infância uma quebra de paradigmas na formação educacional, pois traz o sentido do ato de filosofar e sua contribuição para a formação. Partindo dessa análise, os resultados da pesquisa apontam para a importância da filosofia na educação e na construção da emancipação do pensar, de modo que a concepção pedagógica exercida considere o sujeito em sua integralidade humana e suas variadas dimensões.

Autor(a)

Edla Mara Nogueira Vidal

Orientador(a)

Damião Bezerra Oliveira

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2021