Esta dissertação consiste num estudo acerca das práticas pedagógicas inclusivas para alunos com deficiência intelectual e teve por objetivo analisar as práticas pedagógicas organizadas para a educação escolar de um aluno com deficiência intelectual, que frequentou no ano de 2020, uma turma comum do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Ananindeua-Pará, tendo como principal base teórico-metodológica a teoria histórico-cultural, formulada por L. S. Vigotski. Na perspectiva do autor, uma pessoa com deficiência intelectual é um ser humano completo, uma unidade intelecto-afeto, que pode se desenvolver como uma personalidade consciente, desde que lhe sejam fornecidas as condições para tal. O estudo constou de dois momentos básicos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da deficiência intelectual e das práticas pedagógicas inclusivas com alunos com deficiência intelectual. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa empírica, que constou de levantamento documental, diálogo com a gestora da escola e com a coordenação pedagógica, visitas ao ambiente escolar, registros fotográficos e aplicação de um questionário às professoras da sala regular e do Atendimento Educacional Especializado, para obter informações específicas sobre as práticas pedagógicas organizadas para o aluno com deficiência intelectual. Os resultados estão apresentados em quatro categorias: 1. Condições de formação inicial e continuada das professoras; 2. Práticas pedagógicas desenvolvidas com o aluno com DI pelas professoras da sala comum e a professora do AEE; 3. Relação entre a professora da sala comum e a professora do Atendimento Educacional Especializado e 4. Planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas com o aluno com DI. Conclui-se que os processos de formação inicial e continuada das professoras não forneceram o conhecimento teóricoprático necessário para orientar a organização de práticas pedagógicas inclusivas para o aluno com DI. Apesar disso e das condições materiais adversas, as professoras da sala regular e a professora do Atendimento Educacional Especializado, em conjunto com a família do aluno, organizaram práticas pedagógicas que possibilitaram sua participação nas atividades da turma.
Práticas Pedagógicas na Escolarização de uma Criança com Deficiência Intelectual em uma Turma do 4º Ano do Ensino Fundamental
Camila Henrique Ferreira
Orientador(a)
Sônia Regina dos Santos Teixeira
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2022