Skip to main content

Educação Ribeirinha e o Transporte Escolar no Combu: Direitos, Partilhas e Reflexões

29 de Abril, 2025 . Dissertações Marina Martins da Silva

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a política e a implantação do transporte escolar na comunidade ribeirinha do Combu. A Amazônia é constituída por povos e comunidades tradicionais, onde se inserem os ribeirinhos, que residem e produzem seus modos de vida e existência às margens dos rios. Essas populações necessitam da efetivação de políticas sociais e educacionais que contemplem suas dificuldades e especificidades, sendo necessária a colaboração intergovernamental para o atendimento adequado dessas políticas. No que tange ao direito à educação, o transporte escolar torna-se uma política pública essencial para garantir o acesso e permanência dos sujeitos ribeirinhos nas escolas. Sendo assim, para a construção da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, além de observação participante e entrevistas com coordenadores, professores, pais de alunos, barqueiros e monitores. A coleta de dados possibilitou identificar que a política de transporte escolar fluvial nas escolas das Ilhas Sul, onde se insere a comunidade ribeirinha do Combu está sendo efetiva, o contrato realizado entre a SEMEC e a COOPEBARP foi decisório para a melhoria da qualidade e segurança do serviço, o repasse de recursos tem sido suficiente para atender as necessidades dos alunos. Por outro lado, ainda existem impasses a ser superados, como: a ausência e a condição dos portos e a falta de compreensão dos pais e responsáveis com relação a logística do serviço de transporte escolar fluvial, a construção de mais escolas em territórios ribeirinhos, a diminuição do trajeto e tempo dentro das embarcações e a necessidade de diálogo entre as coordenações de educação do campo, transporte e manutenção.

Autor(a)

Marina Martins da Silva

Orientador(a)

Maria da Conceição dos Santos Costa

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023