Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como a financeirização do ensino superior privado-mercantil contribuiu para a expansão do Ensino a Distância (EAD) na Universidade Pitágoras Unopar e no grupo Kroton/Cogna no período de 2011 a 2020. Tem como objetivos específicos investigar os mecanismos regulatórios que colaboraram para a expansão do ensino superior privado-mercantil a distância no contexto da financeirização e da Reforma do Estado brasileiro; investigar a constituição da Universidade Pitágoras Unopar e a sua relação com grupo Kroton/Cogna; e analisar como a marca Unopar participa da expansão do Ensino a Distância da Kroton e a forma como contribui para a valorização das suas ações no mercado de capitais. A metodologia adotada na pesquisa é qualitativa e documental, tendo como categorias centrais: financeirização, expansão, Ensino a Distância e privado-mercantil. Os resultados evidenciam que a Universidade Pitágoras Unopar possui grande participação no Ensino a Distância no Brasil, representando, aproximadamente, 12%, e 13% entre as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas-mercantis. Em 2019, posicionou-se como a maior instituição privada em número de matrículas a distância e, em 2020, ocupou o segundo lugar. O estudo identificou que a predominância de matrículas na modalidade EaD influenciou a Kroton/Cogna a criar, nos anos de 2019 e 2020, oito faculdades com a marca Unopar em busca de fortalecêla no mercado educacional. A participação da marca Unopar nas atividades da Kroton é expressiva por representar, aproximadamente, 73% do total de matrículas a distância da Kroton/Cogna do ano de 2020. Além disso, a pesquisa também evidenciou que a Kroton/Cogna, por meio das suas marcas, em especial a Unopar, iniciou a oferta dos cursos da área da saúde com o marketing “EaD Premium” e as criações de plataformas digitais, a Kroton Learning System 2.0 e o Canal Conecta, com o objetivo de fortalecer o mercado EaD com expressivo investimento em marketing para essas tecnologias de, aproximadamente, R$ 2,29 bilhões em 2020. Os resultados demonstram que as receitas financeiras da Kroton/Cogna também cresceram após a aquisição da Unopar: em 2020, o lucro líquido representou R$ 5,59 bilhões. Conclui-se que o processo de financeirização tem contribuído para a expansão dos grandes conglomerados, como a Kroton/Cogna, que detém a Unopar, por meio dos processos de Fusões e Aquisições (F&A) e da intensificação da oferta de cursos a distância, tornando-a uma das líderes do mercado do ensino superior a distância no Brasil.
Financeirização e Expansão do Ensino a Distância na Universidade Pitágoras Unopar
Maria Caroline Cavalcante dos Santos
Orientador(a)
Maria Edilene da Silva Ribeiro
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2023