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Horta Escolar como Estratégia de Fortalecimento da Agricultura Familiar de Base Agroecológica, da Soberania Alimentar e do Desenvolvimento dos Territórios do Campo

29 de Abril, 2025 . Dissertações Jânio Guedes dos Santos Lobato

Esta dissertação investiga o cultivo da horta nos processos educativos que acontecem, especialmente, nas escolas do campo, nos quais poderia ser utilizado como estratégia na educação dos estudantes, visando o desenvolvimento do território, agricultura família camponesa de base agroecologia e a sustentabilidade de suas famílias. Sendo assim, o nosso objetivo foi fazer um estudo de hortas escolares como uma prática educativa do processo de escolarização dos sujeitos do campo. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, localizada na comunidade ribeirinha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Rio Quianduba, considerada uma das Ilhas do município de Abaetetuba, no Estado do Pará. Essa pesquisa apresentou como objetivos específicos: 1) Analisar como a horta escolar pode contribuir com o processo de escolarização dos estudantes da escola do campo pesquisada. 2) Identificar as contribuições da horta escolar para fortalecer a agricultura familiar de base agroecológica, a soberania alimentar e o desenvolvimento do território das escolas do campo 3) Verificar a relação entre a horta escolar e as práticas educativas realizadas na escola “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” para o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica, da soberania alimentar e do desenvolvimento dos territórios do campo. Este trabalho teve como método a pesquisa qualitativa, sendo o tipo de pesquisa, um estudo de caso, o qual apresentou como procedimento metodológico o levantamento bibliográfico (autores e obras) e documental (fotografias e áudios), entrevista semiestruturadas com os sujeitos entrevistados. As entrevistas foram realizadas com os professores, os estudantes, a coordenação pedagógica, a direção escolar, o líder da comunidade e os pais de alunos da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para levantar dados sobre as práticas educativas realizadas na escola voltadas para o tema em questão. Os resultados do estudo indicaram que a horta, quando construída na escola, contribui para o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica. Além disso, essa prática promove a soberania alimentar e impulsiona o desenvolvimento dos territórios do campo. Ao integrar a horta como uma estratégia educativa, as escolas não apenas fornecem conhecimento prático sobre cultivo e sustentabilidade, mas também apoiam a autonomia alimentar das comunidades locais, fomentando, assim, um impacto positivo nos territórios do campo.

Autor(a)

Jânio Guedes dos Santos Lobato

Orientador(a)

Salomão Antônio Mufarrej Hage

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2024