Skip to main content

Ansiedade e Autorregulação Emocional em Professores da Educação Básica no Pará

29 de Abril, 2025 . Dissertações Eliene Baltazar Costa

A ansiedade é um componente essencial do funcionamento do corpo humano, uma expressão comum de um estado emocional. Através dela, os indivíduos ficam em alerta para possíveis situações de risco ou perigo, adotando ações para enfrentar ameaças ou se ajustar a situações desconhecidas. É considerada patológica quando causa danos à funcionalidade e ao bem-estar das pessoas. No contexto dos professores, ela tem se tornado presente junto a outros fatores emocionais e fisiológicos, gerando desafios em seu ambiente de trabalho. Nesse caminho, a autorregulação emocional pode ser uma estratégia para enfrentar dificuldades do cotidiano, pois ao entender suas emoções como indicadores que auxiliam na elaboração de estratégias mais adaptáveis para solucionar problemas, o indivíduo pode reduzir a carga emocional negativa frente a adversidades ou situações desafiadoras. Dado o exposto, esta pesquisa possui como objetivo geral analisar a autorregulação emocional, com ênfase na estratégia de modulação de resposta, de docentes da Educação Básica com ansiedade e quais as possíveis relações que eles estabelecem entre a ansiedade e o ambiente de trabalho. Trata-se, portanto, de uma pesquisa básica e descritiva, pois pretende, além de descrever as características de um grupo, identificar possíveis relações entre as variáveis autorregulação emocional, ansiedade e trabalho pertencentes a esse grupo. Quanto à abordagem, classifica-se como mista, ou seja, de abordagem quantitativa e qualitativa. Quantitativa porque demanda a aplicação de técnicas e recursos estatísticos, qualitativa pois utiliza-se da observação e dos fatos. Participaram 22 professores da educação básica da rede pública e privada no estado do Pará, nas regiões de Belém, Ananindeua, Benevides, Breves e Marabá, selecionados por amostragem não probabilística e por conveniência. A técnica utilizada para o levantamento foi a amostragem em bola de neve, utilizada quando o público-alvo é difícil de ser acessado ou estudado, ou quando não há precisão sobre a sua quantidade. Enfatiza-se que no momento de levantamento dos participantes, o convite foi destinado a professores com queixas, relatos e/ou diagnósticos de ansiedade. Como principais resultados, quanto ao artigo 1, entre os estudos levantados, os anos de maior concentração da literatura foram a partir de 2018, nos quais se destacam os anos de 2021 e 2023. Quanto ao idioma e classificação das revistas, observou-se a predominância de pesquisas publicadas em língua portuguesa e revistas de qualis A e B. Um apontamento por meio da nuvem de palavras demonstra que os termos como ansiedade, saúde mental, depressão, pandemia e covid-19 tiveram destaque. Além disso, a análise de co-autoria indicou, por meio da análise de grafos, que não há uma correlação entre os autores, ou grupo, em suas produções. No artigo 2, os principais apontamentos nos aspectos fisiológicos mais relatados pelos docentes foi a preocupação excessiva, fadiga, agitação, perturbação do sono e dores físicas. Além de sintomas adicionais como a constante sensação de choro, falta de ar, falta de apetite e sufocamento. A atividade física foi a atividade de maior registro entre eles. Quando referente a autorregulação emocional, observou-se que a estratégia a de modulação de resposta na supressão emocional está presente além de aspectos de hipervigilância e catastrofização observados. Ainda, observou-se a baixa procura por apoio emocional entre os pares de interação. A relação percebida entre a ansiedade e o trabalho convém com as condições de trabalho e desvalorização dos professores. Os estudos revelam a fragilidade na saúde mental dos professores em diversas falas dos participantes, e nesse caminho a precarização do trabalho age como potencializadora desse adoecimento. Entre o conjunto de ações que podem ser formuladas para pensar a promoção da saúde mental na Educação Básica entre os seus educadores, a autorregulação emocional pode ser uma forte aliada.

Autor(a)

Eliene Baltazar Costa

Orientador(a)

Maély Ferreira Holanda Ramos

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2025