Considera-se a escola, para além do pedagógico, um território privilegiado para o desenvolvimento de novas possiblidades e práticas. Nesta pesquisa, as habilidades sociais são compreendidas como criação de novas subjetividades que acontecem no cruzamento das linhas das histórias de vida a partir do contexto escolar. Apresentamse aspectos da infância e juventude, sua relação com a família, com a escola e com a comunidade. Contextualiza-se sobre os processos de ensino, as implicações do trabalho docente no repertório social dos estudantes e estratégias de potencialização do repertório de habilidades sociais das crianças e adolescentes. O objetivo geral delineado foi compreender o contexto escolar brasileiro contemporâneo para a promoção das habilidades sociais das crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, sustentada nas ideias de Félix Guattari, Gilles Deleuze e Fernando González-Rey, para tessitura dos pressupostos fundamentais epistemológicos e metodológicos. O presente estudo conta ainda com a apresentação de uma proposta, pesquisa-intervenção, “Sou habilidoso para produzir minha inserção no mundo”, que consiste em um caminho com possibilidades de invenções e reinvenções entre os participantes, a partir de cada encontro da proposta. Nesse contexto, esta dissertação faz viagens, conexões a vários destinos, em que cada participante tem um mapa, que, juntos, formam um grande atlas, que permite produzir mudanças no próprio contexto ou criar novos territórios a serem explorados e habitados. É um convite, uma abertura para o “outrarse”.
Habilidades Sociais na Escola-Vida: Uma Proposta de Intervenção para o Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes
Winthney Paula Souza Oliveira
Orientador(a)
Alcindo Antonio Ferla
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2023