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Modificações, as Possibilidades e a Liberdade de Escolha das Ocupações de Estudantes com Deficiência Física que Estão no Ensino Superior, As

25 de Abril, 2025 . Dissertações Carla Adriana Vieira do Nascimento

A literatura realiza apontamentos sobre a presença e as implicações de um contexto acadêmico desfavorável aos estudantes universitários com deficiência física, devido barreiras, como as arquitetônicas e atitudinais, que podem contribuir para a retenção dos estudantes com deficiência, ocasionar um atraso na integralização dos componentes curriculares, prolongar a permanência no curso de graduação por um período maior do que o previsto pelo currículo da instituição, o aumento da evasão e desistência destes alunos (as) nas instituições de ensino, podendo implicar na ocupações do dia a dia. Esta pesquisa objetivou compreender as ocupações de Pessoas com Deficiência Física que estão no Ensino Superior. Assim, tratou-se de uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. Participaram da pesquisa 02 estudantes universitárias de cursos de graduação com deficiência física de uma Universidade Pública Federal brasileira. Os dados do estudo foram coletados através da aplicação de um formulário do Google Forms, da realização de uma entrevista semiestruturada por vídeo chamada com cada participante e de registros em diário de campo. As informações obtidas foram analisadas tendo como base a análise de conteúdo, cujas inferências e interpretações foram correlacionadas aos referenciais teórico-metodológicos da Ciência Ocupacional, da Logoterapia e Análise eleitos para esta pesquisa, as categorias analíticas foram: forma ocupacional, propósitos ocupacionais e significados ocupacionais. As estudantes universitárias revelaram modificações na forma ocupacional de se engajar em atividades acadêmicas. As modificações ocorreram à medida em que houve uma decisão de ser mais ativa e ter maior envolvimento em experiências ocupacionais do curso, e também, devido as influências interpessoais e novas realidades do contexto universitário. Verificou-se modificações no repertório ocupacional após o ingresso na universidade, pois identificou-se uma certa priorização de ocupações relacionadas a faculdade. Além disso, em resposta às exigências da vida acadêmica, identificou-se formas de adaptação ocupacional. Ambas as estudantes universitárias atribuíram múltiplos propósitos às suas ocupações para além da inserção futura no mercado de trabalho que podem se relacionar a um ocupar-se para ofertar algo de si ao mundo e a um ocupar-se para algo ou alguém diferente de si. As ocupações relacionadas ao ensino superior desvelam significados ocupacionais que se voltam à utilidade e produtividade atribuídas ao ocupar-se na universidade, e também, aprendizado e construção contínua, autoconhecimento mediados por uma força divina. Os achados desvelam também que o contexto universitário pode configurar-se como um espaço de tensão existencial para busca e encontros de sentido (s) que pode se manifestar por meio de ações e decisões mediante as barreiras arquitetônicas e atitudinais vivenciadas na universidade, e assim, pode expressar um “ocupar-se para” o exercício da liberdade para fazer escolhas. Este estudo, ao desvelar as ocupações de estudantes universitárias com deficiência física possibilitou um espaço para que essas estudantes pudessem narrar as suas percepções sobre o seu ocupar-se no ensino superior cujos conteúdos contribuíram para a compreensão de algumas das nuances que envolve a forma, os propósitos e os significados do seu ocupa-se e o poder de resistência do espírito descrito por Viktor Frankl, envolvido para sustentar a escolha de permanecer no curso de graduação. Nesse sentido, esta pesquisa pode colaborar com as discussões sobre a inclusão e permanência de universitários (as) com deficiência física ao lançar um olhar não sobre o porquê muitos evadiram, mas “para que” ou “pelo que” permanecem mesmo com a possibilidade de encontrar barreiras na universidade, visto que o ocupar-se de ser universitário (a) pode apresentar uma combinação de oportunidades, desafios e exigências pessoais latente nas escolhas ocupacionais e nas experiências vividas na universidade por cada estudante com deficiência física participante da pesquisa.

Autor(a)

Carla Adriana Vieira do Nascimento

Orientador(a)

Victor Augusto Cavaleiro Corrêa

Curso

Psicologia

Instituição

UFPA

Ano

2021