Contemporaneamente o debate acerca da saúde mental de pesquisadores ligados ao contexto da pós-graduação vem ganhando cada vez mais destaque no meio científico, empiricamente sabemos que as experiências na pós-graduação são atravessadas por condições que podem promover bem-estar e/ou sofrimento na vivência acadêmica. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é compreender o significado da experiência vivida por alunos de mestrado no contexto da pós-graduação. Trata-se de um estudo qualitativo de inspiração fenomenológica na qual foram entrevistados seis orientandos de mestrado, vinculados à Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Pará, selecionados a partir do método bola de neve. Optou-se pela entrevista fenomenológica norteada pela pergunta disparadora “Peço-lhe que me conte como está sendo a sua experiência na pós-graduação?”, onde essas entrevistas foram gravadas (áudio e vídeo) e posteriormente transcritas na íntegra. Como resultados, emergiram quatro categorias: Modos de Ser/Estar mestrando: articulando expectativas e experiências; Facticidade na Pesquisa: Entre desafios e possibilidades; Processo de orientação acadêmica na formação e O mundano na universidade: vivências de saúde e adoecimento. Elegeu-se o Método Fenomenológico proposto por Amedeo Giorgi para a análise das experiências vividas descritas pelos colaboradores da pesquisa, utilizando como aporte teórico a Fenomenologia Mundana de Maurice Merleau-Ponty, aliada à contribuição de outros autores contemporâneos. Os resultados apontam as vivências destes alunos na pós-graduação, envolvidas por desafios e possibilidades presentes nesse contexto, sendo atravessadas por condições pessoais, relacionais e institucionais que facilitam e/ou dificultam essas vivências. Entre os resultados, destacamos a cobrança por desempenho, escrita acadêmica, prazos, produtivismo acadêmico e relação com orientador como condições que dificultam essas vivências. A relação com os pares, os vínculos afetivos, a escuta e o acolhimento são percebidos como condições facilitadoras nesse contexto. A partir dos resultados do presente estudo, espera-se contribuir para a reflexão e o debate sobre uma temática diretamente ligada com as práticas acadêmicas, sendo um elemento a mais para a construção de estratégias de enfrentamento individuais e coletivas, assim como práticas estudantis mais efetivas no espaço da universidade, à medida que ações voltadas para promoção de saúde incluem conhecer as experiências e de que forma estão sendo vivenciadas.
(Sobre)Vivências na Universidade: Percepção de Alunos de Mestrado sobre suas Experiências Vividas na Pós-Graduação.
Mylena Nahum Sousa Cardoso
Orientador(a)
Patrícia do Socorro Magalhães Franco do Espírito Santo
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2021