A evasão no ensino superior é um dos diversos desafios com os quais se deparam as universidades brasileiras. Pesquisas na área educacional enfatizam que a evasão suscita uma série de prejuízos institucionais e aos próprios discentes. Levando isto em conta, o tema da evasão se constituiu na presente pesquisa por meio de uma experiência clínica guiada pelo referencial psicanalítico, sendo nosso objetivo principal aqui o de apresentar uma leitura freudiana acerca da evasão. Para tanto, este trabalho, de natureza ao mesmo tempo teórica e clínica e pautado na análise bibliográfico-comparativa em conjunção com o método do estudo de caso, busca discutir a presença do sujeito do inconsciente nos casos de evasão. Assim, apresentamos inicialmente os principais elementos sobre a evasão abordados por pesquisadores da área educacional, tais como: fatores institucionais, dificuldades socioeconômicas e questões vocacionais. Em seguida, acompanhamos as expectativas, impasses e desilusões de Freud a respeito da educação ao longo de sua obra, enfatizando o desenvolvimento teórico que o fez considerar o educar como um ofício impossível. Então, aproximando teoria e prática clínica, discutimos o caso de uma paciente atendida durante os anos de 2014 e 2015, cujo quadro envolvia sérias possibilidades de evasão, mas não se relacionava aos principais determinantes abordados pelas pesquisas em educação. Junto ao caso, analisamos dois textos freudianos: a saber, Inibição, Sintoma e Angústia (1926) e Mal- Estar na Cultura (1930). Em termos conclusivos, defendemos a hipótese de que a evasão pode ocupar uma posição ambígua e mesmo paradoxal, similar àquela do sintoma: fracasso por um lado – aspectos sociais, institucionais – mas sucesso por outro – por manifestar a verdade do sujeito, ainda que sob a forma do sintoma que o sustenta. Além disto, consideramos que a dimensão de impossibilidade atribuída por Freud à educação não faz desta um ofício prescindível: aponta, antes, para uma precariedade inerente à insolubilidade do conflito entre os registros da pulsão e da cultura.
Sintoma do Impossível: Uma Leitura Psicanalítica sobre a Evasão no Ensino Superior
Henrique Cesar Cardoso do Couto
Orientador(a)
Maurício Rodrigues de Souza
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2018