Skip to main content

Fenomenologia Descritiva da Dislexia: Uma Revisão da Literatura

24 de Abril, 2025 . Dissertações Tânia Mara de Melo Quaresma Souto

Este trabalho teve por objetivo investigar, sob um ponto de visto fenomenológico, a produção bibliográfica nacional sobre as abordagens utilizadas nas escolas brasileiras de ensino fundamental durante o período de 2004 a 2014, para promover a inclusão do aluno disléxico em sala de aula, identificando os principais métodos e técnicas utilizados pelos professores no auxilio aos alunos portadores de dislexia no ambiente escolar. Foi realizado um estudo bibliográfico, exploratório e descritivo com consulta nos principais bancos de dados de artigos acadêmicos sobre o tema, utilizando as palavras chave: dislexia, escola, psicologia, fenomenologia, educação e inclusão. Após a identificação, compilação e fichamento das fontes localizadas, foram encontradas 15 referências na literatura, distribuídos em três categorias de estudos: 1) Avaliações diagnósticas, técnicas e procedimentos de pesquisa; 2) Concepções teóricas, classificações e revisões de literatura; e 3) Efeitos da dislexia no ambiente social, escolar e afetivo da criança. Esses resultados mostraram que, apesar da dislexia ser um problema de aprendizagem que se caracteriza, principalmente, pela grande dificuldade de leitura e, consequentemente escrita, interferindo no processo de aprendizagem, pouco se tem produzido no Brasil pesquisas que descrevam e discutam as estratégias e técnicas utilizadas pelos professores nas escolas de ensino fundamental para promover a inclusão escolar desses alunos, sendo a maior parte dos artigos publicados referentes a aspectos diagnósticos e classificatórios da dislexia.

Autor(a)

Tânia Mara de Melo Quaresma Souto

Orientador(a)

Adelma do Socorro Gonçalves Pimentel

Curso

Psicologia

Instituição

UFPA

Ano

2016