A presente pesquisa se insere no bojo daquelas que buscam questionar noções como sexo, gênero, identidade e sujeito enquanto naturais e estáveis, admitindo que estas noções sofrem interseções e variam de acordo com contextos históricos, econômicos, políticos e culturais. A partir desta perspectiva, também existe um forte questionamento de binarismos que marcam a forma majoritária de produção de conhecimento no contexto acadêmico como, por exemplo, os binarismos sujeito/objeto ou subjetividade/objetividade em pesquisa. De acordo com tais pressupostos assumidos, o presente trabalho elegeu como objetivo cartografar as nuances do jogo performativo de gênero, no qual mulheres com múltiplas experiências de lesbianidade, simultaneamente, fazem uso e também são afetadas por construções discursivas de gênero e sexualidade em seus processos de subjetivação, buscando identificar elementos e fragmentos que constituíssem possíveis resistências, ressignificações ou desesquematizações em relação aos padrões heteronormativos de gênero e sexualidade.O método da cartografia foi utilizado por se apresentar como aquele que mais se adéqua ao objetivo de analisar processos de subjetivação em curso, pois possui como uma de suas principais características a construção de conhecimento a partir da lógica da processualidade. Deste modo, o trabalho de pesquisa se tornou flexível em relação às peculiaridades que ocorreram ao longo do percurso e em decorrência das reavaliações constantes dos efeitos produzidos, fator que constitui a principal característica da análise em uma pesquisa cartográfica. Esta orientação se fez presente na fase de pesquisa empreendida em alguns espaços de sociabilidade GLS do município de Belém, na utilização do diário de pesquisa enos encontros intersubjetivos realizados por meio de entrevistas com mulheres que possuem seus processos de subjetivação atravessados por diferentes experiências de lesbianidade e performances de gênero. Com igual nível de relevância, este ethos analítico cartográfico esteve presente no momento da escrita do texto final da dissertação, pois este buscou colocar em prática um questionamento sobre a política de narratividade vigente no meio acadêmico. Deste modo, ao final da produção dos dados foi possível traçar um plano relativo à experiência comum(de comunhão ou comunicação) construída. Neste, admite-se que no jogo performativo de gênero efetuado por mulheres, cujos processos de subjetivação são atravessados por experiências de lesbianidade, o plano comum é a desestabilização da matriz heterossexual a partir de formas singulares. Neste plano, tornou-se visível que as performances de gênero nas experiências de lesbianidade compõem, mesmo em suas estilizações corporais que aparentam fronteiras mais rígidas, um potencial subversivo parodístico que não diz respeito, necessária ou exclusivamente, a ação de vontade das mulheres que atuam tais performances. Nesta pesquisa, experimentou-se fazer rizoma, experimentou-se inventar rizos.
Cartografando Lesbianidades: Jogos Performativos de Gênero e Subjetivação nas Experiências de/entre Mulheres
Karen Priscila Lima dos Anjos
Orientador(a)
Maria Lúcia Chaves Lima
Maria Lúcia Chaves Lima
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2016