A presente dissertação tem o objetivo de discutir a influência literária de Dostoievski sobre Freud e, consequentemente, sobre a psicanálise. Buscamos demonstrar o quão importante – ética e esteticamente – é o autor russo para o pensamento freudiano no tocante a arte e à construção de um dos pontos mais importantes da teoria psicanalítica, como é o caso do mito parricida descrito em “Totem e Tabu”. Para tanto empreenderemos uma pesquisa bibliográfica que abrange os textos freudianos que discutam aspectos epistemológicos do recurso psicanalítico à arte, a literatura específica sobre Dostoievski e os romances deste. O método utilizado para a análise do texto literário é o método interpretativo desenvolvido por Freud no qual o analista se atem ao texto, lendo-o e escutando-o, sem fazer nenhuma leitura das entrelinhas ou impor palavras para além daquelas já escritas. Com essa pesquisa bibliográfica percebemos que o recurso psicanalítico à arte se produz, majoritariamente, por uma via de mão única: a arte presta seus serviços para a construção do edifício psicanalítico Segundo nossa hipótese, o romance “Os Irmãos Karamazov” empresta uma estrutura narrativa para o mito totêmico na medida que carrega uma enormidade de características e elementos que abordam o funcionamento psíquico humano sem a pretensão de formulá-lo como tal.
Mito, Ficção e Psicanálise: Freud e o Parricídio
Felipe Barata Amaral
Orientador(a)
Ernani Pinheiro Chaves
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2016