O registro do patrimônio imaterial emerge atualmente como importante foco na agenda de luta de grupos envolvidos com a temática da cultura popular, diversidade e identidade cultural. São grupos historicamente obliterados, que se tornaram alvo de uma política arquivística, que tem no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional um de seus principais agentes de promoção e produção, em nosso país. Nosso interesse nesse campo está situado junto às práticas de governo da vida, atravessado pela racionalidade neoliberal. Procuramos dar visibilidade a essa trama, por meio dos pressupostos teóricos e metodológicos delineados por Michel Foucault, a partir da problematização de práticas discursivas e não discursivas e das análises das relações de poder-saber e seus efeitos, nas produções de subjetividades decorrentes dessa trama, através da problematização de documentos que dizem sobre a política patrimonial vigente em nosso país, como é o caso do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC). O caso do registro do carimbó como patrimônio cultural compõe importante elemento de análise dessa pesquisa, ao permitir um olhar mais detalhado sobre pontos de tensão da trama patrimonial, os quais foram destacados ao longo desta pesquisa, e os modos de subjetivação dela provenientes, como é o caso das subjetividades empresariais que são forjadas na racionalidade neoliberal. Os labirintos desta investigação apontam algumas composições que ajudam na empreitada de traçar linhas as quais conformem tramas mais conectadas com modos de vida não orgânicos, indicando a necessidade de um uso do saber histórico que faça a potência irruptora dos saberes borrar as linhas duras que atravessam a vida.
Analítica dos Modos de Produção de Subjetividades Diante do Caso da Patrimonialização do Carimbó no Estado do Pará, Uma
Fernanda Cristine dos Santos Bengio
Orientadores(as)
Marcelo de Almeida Ferreri
Flávia Cristina Silveira Lemos
Flávia Cristina Silveira Lemos
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2014