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Relações Coloniais e Programas Educativos Como Projetos Políticos no Contexto da Comunidade Tikuna de Arara na Colômbia

10 de Abril, 2025 . Dissertações Diego Andrés León Blanco

Este estudo está dividido em três partes que se enlaçam entre si. A primeira pensa no contexto histórico do povo Tikuna na Alta Amazônia colombiana e suas fronteiras difusas com Brasil e Peru. Esta caracterização está delimitada ao redor das relações coloniais desiguais do poder, onde os Tikuna, sob sistema de exploração de recursos naturais e nos centros educativos como Escolas e internatos, ficam marginalizados diante das demandas de um projeto social hegemônico. Na segunda parte descreve-se, a partir de elementos etnográficos, a intervenção comercial e os programas de Governo que reproduzem o projeto hegemônico. Assim como os projetos educativos comunitários que resistem à hegemonia. Na terceira parte, estes marcos de análise dialogam com algumas das noções centrais da teoria crítica latinoamericana como as de colonialidade do poder, do saber e a interculturalidade. Noções que, por um lado caracterizam um projeto eurocêntrico e, por outro, permitem pensar em alternativas para dialogar com outros projetos sociais, nos quais as organizações sociais são protagonistas.

Autor(a)

Diego Andrés León Blanco

Orientador(a)

Jane Felipe Beltrão

Curso

Antropologia

Instituição

UFPA

Ano

2016