Este trabalho disserta acerca da trajetória do maestro compositor italiano Ettore Bosio, compreendendo o período de vivência do mesmo em Belém (1892-1936) até seu falecimento nesta mesma cidade. Ao traçar sua trajetória, é nosso objetivo analisar também seu círculo social e profissional no meio artístico-musical belenense de fins do século XIX até as primeiras décadas do século XX; assim como a recepção de suas composições líricas pela crítica da imprensa, abordando inevitavelmente o tema da modernidade na música. Evidenciamos igualmente a relação de Bosio com o mercado musical e suas mudanças ao longo do tempo em diferentes contextos históricos, assim como o lugar de Belém dentro de um contexto internacional das artes musicais, especialmente sua interface com a Itália. Portanto, as trilhas amazônicas de Ettore Bosio serão traçadas através de suas relações sociais e profissionais, sua visão acerca da música nos períodos em que vivera e também as daqueles que foram seus contemporâneos, sua compreensão da modernidade, e finalmente, como fora afetado, positivamente e negativamente, pelo mercado musical. Pode-se dizer que Bosio foi, deste modo, um espelho de muitos músicos que viveram naquela sociedade no mesmo período que ele.
Trilhas Amazônicas de Ettore Bosio: Trajetória, Música e Presença no Meio Artístico-Musical em Belém (1892- 1936), As
Amanda Brito Paracampo
Orientador(a)
Antônio Maurício Dias da Costa
Curso
História
Instituição
UFPA
Ano
2017