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Na Belém Ribeirinha, a Juventude e o Direito à Escolarização com Educação Profissional: Análise da Experiência da Casa Escola da Pesca

22 de Maio, 2025 . Teses Nazaré Serrat Diniz de Souza

Esta tese está balizada na realidade socioeducacional da juventude ribeirinha do município de Belém e tem por objetivo analisar a experiência da Casa Escola da Pesca, uma escola pública vinculada à Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, situada na Ilha de Caratateua, estado do Pará. Nessa parte do território amazônico, os atores sociais pertencem a uma população tradicional da Amazônia Paraense, os ribeirinhos, que vivem da atividade produtiva da pesca e do extrativismo de outros recursos naturais. Historicamente enfrentam uma série de dificuldades cotidianas relativas ao acesso e permanência nas escolas como: a falta de energia elétrica, de água encanada e saneamento, precariedade do transporte fluvial, sazonalidade das marés e o insuficiente número de estabelecimentos escolares com oferta para todos os níveis da educação básica. O processo de investigação estruturado na pesquisa de campo, documental e de observação ocorreu no período de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2015 e tomou em conta, os aspectos: econômico, político e sociocultural desse processo educacional na cultura produtiva da pesca. A pesquisa referenciada teórico-metodologicamente em Paulo Freire e nas contribuições de Boaventura de Souza Santos, Michael Apple entre outros autores mostrou que a atuação da Casa Escola da Pesca mediante a Educação de Jovens e Adultos em Tempo Integral, a Educação Profissional em Pesca e Aquicultura na proposta da Pedagogia da Alternância é pioneira na totalidade das escolas públicas de Belém ao associar educação e trabalho na realidade da pesca, principal atividade econômica do território ribeirinho. A pesquisa mostra também que a multidimensionalidade dessa atuação educacional na proposta pedagógica da alternância contribui para assegurar o direito à escolarização básica com qualificação profissional ao se inserir nas comunidades ribeirinhas onde residem os jovens e suas famílias. Ao articular conhecimento sistematizado aos saberes e experiências tradicionais da pesca artesanal atua no sentido do alcance ao empoderamento econômico, político e sociocultural de seus atores sociais.

Autor(a)

Nazaré Serrat Diniz de Souza

Orientador(a)

Salomão Antonio Mufarrej Hage

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2015