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Capital Intelectual Versus Capital Cultural Científico no Campo Acadêmico da Educação Física

22 de Maio, 2025 . Teses Antonino Cezar Leite Lobato

A finalidade desta pesquisa visou analisar o cenário epistemológico no qual se configura o Campo Científico da Área de Educação Física no Brasil a partir da produção acadêmica oriunda dos Programas de Pós-Graduação. Como se configura e caracteriza o capital intelectual e científico na produção acadêmica oriunda do campo da Educação Física no Brasil? De que maneira a qualificação de alto nível das quais se investem os docentes da educação superior titulados com mestrado e doutorado constitui um capital intelectual capaz de gerar e consolidar a produção de capital cultural científico no Campo da área de Educação Física? Como este fenômeno se metamorfoseia nas estratégias e disputas pela produtividade intelectual entre os agentes que compõem o corpo docente que atua no Campo Científico dos Programas de PósGraduação em Educação Física classificados pela CAPES com as notas 3, 4, 5 e 6? De que forma o capital intelectual adquirido com a formação de alto nível se transfigura em capital cultural científico capaz de potencializar a geração de conhecimento nesse Campo? O estudo se pautou na análise bibliográfica e documental com fundamentação teórica na noção de Campo proposta por Pierre Bourdieu. Elegi como período histórico para análise do objeto de estudo o intervalo de 2003-2013. Os resultados apontam que o Campo da Educação Física não se reduz a reprodução de determinações externas, da ciência, da tecnologia e da produtividade implícita na atual política da pós-graduação, mas nas disputas internas do Campo, no papel dos agentes e na relativa autonomia de subcampos, nas disputas epistemológicas entre a produção dos agentes dos subcampos biodinâmica (70%) e sociocultural (30%). Nesta disputa têm prevalecido os modelos clássicos de ciência reinventados com as novas tecnologias na obtenção de dados objetivos, mensuráveis pelo impacto de sua citação e que reforçam as posições dos agentes que atuam nesta lógica de ciência. O avanço no Campo é o resultado de estratégias utilizadas pelos agentes, para obtenção de poder simbólico. As mais utilizadas são participação em rede de pesquisadores e a coautoria em artigos publicados em periódicos. As menos acionadas são a participação em entidades científicas, o estágio pós-doutoral e a participação em liderança de grupos de pesquisa. A produção de capital científico se deu de forma oscilante, assimétrica e em alguns casos não ocorreu. A formação de capital intelectual não garante que esta se converta em capital científico, pois mesmo com a sua redução, o capital científico aumentou. A relação entre a produção de capital intelectual e científico se dá de forma excludente. A ênfase que se adota é quase exclusiva na produtividade internacional, em outros casos ocorre produção internacional reduzida, mas com significativa produção nacional.

Autor(a)

Antonino Cezar Leite Lobato

Orientador(a)

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2015